PARAR DE FUMAR ENGORDA?

A maior preocupação do fumante está relacionada ao ganho de peso que pode ocorrer com a cessação do tabagismo; esse argumento faz com que freqüentemente desistam da tentativa de se tornar um ex-fumante.

O que pode levar o ex-fumante a engordar?

Há uma melhora do paladar e do olfato;

Gratificação oral – ex-fumantes sentem falta da sensação de ter algo para fazer com a boca e com as
mãos. Comer ou beliscar é semelhante a ação repetitiva de fumar;

Utilizar o alimento do mesmo modo que utilizava-se os cigarro ao lidar com o estresse, escapar do tédio, da tensão, passar o tempo ou como ajuda na integração social;

É possível parar de fumar e controlar o peso

Sim, seguindo uma alimentação balanceada.

O primeiro passo de uma boa alimentação é manter um peso saudável. Observe se está engordando ou emagrecendo e procure um nutricionista ou médico para saber porque isto está ocorrendo e como controlar. Caso não possa se pesar, observe se suas roupas estão mais largas ou justas.

Para que a alimentação seja saudável, é preciso que contenha todas as substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo, nas quantidades adequadas para cada pessoa. Essas substâncias, chamadas nutrientes, são encontradas nos alimentos, como os macronutrientes proteínas, carboidratos, gorduras (ou lipídios) e os micronutrientes vitaminas e minerais. Além destes, a água e as fibras também têm um papel muito importante.

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A Associação Americana de Pulmão oferece dez dicas de ajuda para controlar o peso após parar de fumar

1. Faça o não fumar a sua prioridade número 1 ;
2. Monitorize o seu peso: pese-se pelo menos uma vez por semana;
3. Saiba o que você está comendo;
4. Faça refeições bem balanceadas regularmente;
5. Não coma mais do que você gasta em calorias;
6. Limite os beliscos;
7. Evite os doces.
8. Quando comer fora, coma com prudência;
9. Coma devagar e apoie o garfo entre cada garfada;
10. Faça exercícios regularmente.

Lembre-se que todos devem fazer uma alimentação saudável e atividade física e não somente o ex-fumante. Se ganhar algum peso após parar de fumar, é possível emagrecer tranqüilamente seguindo as orientações desse capítulo ou consultar um nutricionista para auxilia-lo nessa etapa do processo de cessação do tabagismo.

E o mais importante é você sentir-se melhor do que quando fumava, além de ajudar sua família a ser mais saudável também.

Posso engordar se parar de fumar?

Na verdade nem todo mundo engorda depois de parar de fumar. Entre as pessoas que engordam, a maioria ganha entre 3 e 4 kg. Aproximadamente 10% das pessoas que param de fumar ganham muita quantidade de peso -- 13 kg ou mais.

Por que algumas pessoa engordam depois que param de fumar?
Vários fatores estão relacionados ao ganho de peso como:

Mudanças no metabolismo e melhora do olfato e paladar e a ansiedade são as principais.
Porém, muitos fumantes ganham peso por adotarem um erro alimentar, ou seja, passam a comer de forma errada. Este erro alimentar pode ser evitado. Comer alimentos pouco calóricos e praticar atividades físicas em geral são suficientes para controlar este ganho de peso.

Praticar atividades físicas só faz bem

Exercícios regulares vão ajudá-lo a desviar a sua atenção, normalmente tão direcionada para o controle da vontade de fumar.

Não escolha atividades físicas que você não tenha prazer em executar.

Uma excelente dica é a caminhada diária (ou pelo menos 3 vezes por semana), por 30 minutos. É o suficiente para fazer bem ao corpo e à mente.

Se você já pratica atividades físicas regulares, procure intensificá-las agora. Você perceberá que o seu rendimento vai melhorar muito, trazendo grande satisfação.

Mas não se arrisque, lembrando que grandes mudanças no ritmo de exercícios praticados por qualquer pessoa devem ser precedidas por uma avaliação médica.

O que ganho com a prática de atividades físicas?

1. Ajuda a manter o peso ideal
2. Muita mais saúde e disposição para o cotidiano.
3. Oxigena o corpo.
4. Ajuda a manter seu coração em forma.
5. Alivia o Stress.
6. Diminui a ansiedade.
7. Retarda o envelhecimento do corpo.
8. Aumenta a auto-estima.
9. Melhora seu desempenho profissional
10. Melhora seu desempenho sexual.