Posso engordar se parar de fumar?

Na verdade nem todo mundo engorda depois de parar de fumar. Entre as pessoas que engordam, a maioria ganha entre 3 e 4 kg. Aproximadamente 10% das pessoas que param de fumar ganham muita quantidade de peso -- 13 kg ou mais.

Por que algumas pessoa engordam depois que param de fumar?
Vários fatores estão relacionados ao ganho de peso como:

Mudanças no metabolismo e melhora do olfato e paladar e a ansiedade são as principais.

Porém, muitos fumantes ganham peso por adotarem um erro alimentar, ou seja, passam a comer de forma errada. Este erro alimentar pode ser evitado. Comer alimentos pouco calóricos e praticar atividades físicas em geral são suficientes para controlar este ganho de peso.

Praticar atividades físicas só faz bem

Exercícios regulares vão ajudá-lo a desviar a sua atenção, normalmente tão direcionada para o controle da vontade de fumar.
Não escolha atividades físicas que você não tenha prazer em executar.
Uma excelente dica é a caminhada diária (ou pelo menos 3 vezes por semana), por 30 minutos. É o suficiente para fazer bem ao corpo e à mente.
Se você já pratica atividades físicas regulares, procure intensificá-las agora. Você perceberá que o seu rendimento vai melhorar muito, trazendo grande satisfação.
Mas não se arrisque, lembrando que grandes mudanças no ritmo de exercícios praticados por qualquer pessoa devem ser precedidas por uma avaliação médica.

O que ganho com a prática de atividades físicas?

Ajuda a manter o peso ideal
Muita mais saúde e disposição para o cotidiano.
Oxigena o corpo.
Ajuda a manter seu coração em forma.
Alivia o Stress.
Diminui a ansiedade.
Retarda o envelhecimento do corpo.
Aumenta a auto-estima.
Melhora seu desempenho profissional
Melhora seu desempenho sexual.

 

Dicas para uma boa caminhada:

Caminhar é preciso... ter dores, não.

A caminhada é o mais seguro dos exercícios. Afinal, é um ato quase instintivo. O homem faz isso há mais de 500 mil anos, quando começou a andar sobre duas pernas.

A caminhada quando prolongada por pelo menos 30 minutos, promove a melhora do condicionamento físico, queima de gorduras, trazendo bem estar e saúde.

O que muita gente também não pensa é que caminhar errado pode causar uma série de problemas.

Em uma simples caminhada, as articulações devem trabalhar em harmonia.

Pés, tornozelos, joelhos, quadris, coluna, cabeça e pescoço não devem ser sobrecarregados para evitar o aparecimento de lesões graves ao longo do tempo.

Dicas para caminhar corretamente:

O apoio do passo precisa ser iniciado pelo calcanhar. Conforme o joelho vai sendo flexionado, o pé vai ficando todo no chão.

Ao mesmo tempo, a perna de trás vai se desligando do chão para que o peso do corpo fique na outra perna. Isso produz o balanço do novo passo e do apoio.

Importante que a pessoa perceba o ritmo e o alinhamento da coluna sobre a bacia também.

Deve-se fazer um preparo:

Alongamento antes e depois da caminhada, aquecimento para iniciar a atividade, e diminuição do ritmo no final da atividade garantem o bom desempenho muscular e cárdio-vascular.

Usar calçados confortáveis e apropriados também é indicado.